Merecemos mais do que flores

07:05

Foto original: Carol Krause. Vou fazer um post em breve.

  O ano é 1842.  Nísia Floresta, mulher, brasileira, nordestina, acaba de lançar um segundo livro já naquela época para buscar igualdade entre gêneros. Cinquenta anos depois, nascia Bertha Lutz, que incendiou pensamentos que levaram a criação de leis em prol das mulheres nos anos 20 e 30, além de ter criado Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher e, mais que isso, ter feito parte do comitê elaborador da Constituição Federal. Não, não é pouco.
 Podemos falar sobre isso por horas a fio, e não vai adiantar. Tem muita coisa para ser dita e não é o tema desse artigo. Precisávamos citá-las para dizer: não é de hoje. Não é uma moda. Não veio do nada. Não é bobeira. Muita gente confunde o feminismo com o que vê no Facebook e o que se vê no Facebook são apenas depoimentos de pessoas que se não estão satisfeitas - e com razão - e deixam o tema as corroer, falando, cantando, gritando, confessando que eu não sei amar expressivamente o que acham do assunto. O movimento feminista explodiu e tem gente que não aguenta mais isso. Tem até menina que diz "não ser obrigada a ser feminista". Bom, se você não é obrigada, ponto para o feminismo. 
  Eu não vim aqui para tratar de vertentes e nem mesmo do feminismo. Vim aqui para falar de mulher - olha o como isso soa pesado. Vim aqui para falar que nós tem um feriado internacional  para representar a uma luta que está aí a séculos e você nos parabenizar nesse dia não ainda muito. Na maioria dos casos é como dar parabéns para um aniversariante que é amigo do seu amigo, ou seja, você nem conhece, mas tomara que ele seja feliz. Não foi para isso que essa data foi criada. Muito educado da sua parte vir com imagens de rosas e seus cumprimentos, mas soa VAZIO porque é nítido quando a pessoa não sabe do que está falando. Aceito os parabéns, obrigado pelas flores - mas você tem ideia do porque está me cumprimentando? "Porque é dia das mulheres, ué". Sim, gênio, vai buscar seu prêmio. Mas por que é que tem um dia das mulheres? 
  Vamos ver uma coisa. Vi um post - no Facebook - que me deixou com vergonha de mim mesma por ter de ler duas vezes para entender. 

“Pai e filho sofrem um acidente terrível de carro. Alguém chama a ambulância, mas o pai não resiste e morre no local. O filho é socorrido e levado ao hospital às pressas. Ao chegar no hospital, a pessoa mais competente do centro cirúrgico vê o menino e diz: ‘Não posso operar esse menino! Ele é meu filho!’.”

  Entendeu? Mas entendeu mesmo? Entendeu de primeira? A maioria não entende.
  Se leu de primeira e te causou alguma confusão, isso é um tapa na cara de quem diz que mulher não é menosprezada. Nós gostamos das flores, mas eu acho que seria ainda mais expressivo sua intenção de parabenizar a nós, mulheres, se elas fossem jogadas no túmulo da Nísia Floresta, que fica no centro da cidade que tem o nome dela, por exemplo. Gostamos de flores, mas preferimos reconhecimento.

You Might Also Like

18 comentários

  1. Esse texto de pegadinha acabou comigo no face, porque eu também demorei pra entender :( que vergonha aff
    que texto, mana. que texto! <3
    Rosto de Neve

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto e retrospectiva incrível!Também demorei um tempinho para entender esse trechinho. Me senti bem culpada, mas logo depois fiquei feliz por ter entendido. (:

    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  3. É que na real ao meu ver o femenismo ficou uma bagunça e as pessoas estão tirando uma conclusão horrível do que realmemte é o feminismo, pelas lutas e direitos IGUAIS... Mas sinto em lhe dizer vai demorsr pra sociedade se dar conta e parar de preconceitos

    ResponderExcluir
  4. Josy, num mar de analfabetos funcionais faz um bem danado encontrar um texto bem escrito. Quem dirá um bem escrito e com conteúdo legítimo e desenvolvido!

    Parabéns! 💋

    ResponderExcluir
  5. Puta merda. Eu não poderia ler nada melhor. Caramba. Estou sem palavras. Escrevi um texto sobre o feminismo e recebi comentários que ainda não sei como responder! Foi refrescante. Quero flores. Quero reconhecimento. Quero ser mais que me reduzem. Obrigada por isso!

    ResponderExcluir
  6. Caraca !!!!!!! Que coisa viu !? Eu amei de verdade foi a melhor coisa já vi nos últimos tempos

    ResponderExcluir
  7. Adorei e me deixou sem palavras. Tenho esperança de um dia a sociedade entender mesmo o que significa mulher. Parabéns e obrigada :)

    ResponderExcluir
  8. Concordo bastante contigo e essa última frase que usaste ainda fez mais sentido!
    Existe muita gente que só dá flor por dar e reconhecimento vazio. Tratam mal as mulheres mas esquecem-se que só têm vida por causa de uma... Vivemos numa sociedade triste e pequenina que ainda tem dificuldade em reconhecer as mulheres e todo o valor que elas têm.
    Espero por uma sociedade melhor, se calhar não para os meus filhos, mas talvez para os meus netos. :)

    Kiss,
    Mii
    Comic Life Blog

    ResponderExcluir
  9. Texto maravilhoso! Muito sutil, mas transmite com muita sabedoria.

    ResponderExcluir
  10. kkkkk Eu li e demorei pra entender, muito boa essa mensagem. Texto bem elaborado, feito para no confuir mesmo kkkk. Bjss

    ResponderExcluir
  11. Belo texto e bela mensagem, vc escreve muito bem.. eh verdade... Tem muita gente que tá confundindo o feminismo com outra coisa.. tipo um machismo soh que ao contrário, sendo que a proposta do feminismo eh igualdade. Thata

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não entendi o texto. Acho quas adorei o seu texto, realmente as pessoas confundem o feminismo. São pessoas ignorantes.... Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu também caí nessa pegadinha, mas pensando que seria algo espiritual, porque foi numa página de sacerdotisa que vi huahua
    Esse ano resolvi não escrever nada sobre o dia das mulheres, e nem falar com os homens que convivo, se tornou desgastante para mim. Preferi fazer uma maratona de filmes de mulheres artistas com a minha irmã, e foi a melhor escolha que fiz.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  14. Só li verdades! Que texto ótimo!
    Acho uma pena ainda a sociedade (capitalista) ainda levar o dia 08 de março com mais uma data comemorativa e principalmente, comercial.
    Nossa luta continua e acredito que juntas podemos conseguir muito mais!

    "The future is female!"

    Beijos
    http://www.lunettesblog.com.br

    ResponderExcluir
  15. "Gostamos de flores, mas preferimos reconhecimento."

    Que texto forte e tão, tão bonito! Tenho muita pena de só ter lido o post agora, porque era, sem dúvida, algo que partilharia no Dia Internacional da Mulher. É pena que se fale deste dia apenas como o dia de dar presentes, de levar a jantar fora, enfim, como algo comercial, e não se fale das suas origens, do porquê de existir, do porquê de ser necessário existir um dia destes.

    Gostei muito, muito do post!

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderExcluir
  16. Como é difícil falar sobre mulher, não é mana? Como é difícil dizer uma coisa que para nós é tão clara e óbvia! Mas como é renovador ver que a luta não morreu. Que, como você mesma disse, a luta faz muito tempo, mas ainda temos garra, força e muita, muita coragem para manter a luta. Muito obrigada por me fazer lembrar porque eu ESCOLHI ser feminista <3
    Refração Cultural

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Raposinhas do Rio

Subscribe